150 anos de Canadá, 6 meses aqui e as minhas 6 coisas preferidas

Ontem, dia 1 de julho, foi Canada Day, aniversário de 150 anos desse jovem país e nós fomos lá ver a principal parte da comemoração, que é a queima de fogos. Tinha muita coisa acontecendo pela cidade durante o dia, mas eu mais um vez fiquei presa em casa com os meus trabalhos do college, então só consegui sair a noite mesmo.

Teria queima de fogos em vários lugares e nós escolhemos ir pro Harbourfront, porque de lá dava ver os fogos da CN Tower e em seguida do próprio Harbour. Como está anoitecendo bem tarde, a queima estava marcada para 22h30. Chegamos lá era umas 20h30 com a ideia de dar uma volta e achar um bom lugar pra assitir, mas estava tão lotado que só achamos o bom lugar mesmo. ( O lugar perfeito é do lado do Toronto Fire & Marine Station. Anota aí pro próximo ano!)

Tudo aconteceu na hora marcada, foi bem bonito, mas assim, sem comparação com o que nós brasileiros conhecemos como queima de fogos. Fora o silêncio ensurdecer das pessoas.  Gosto de festas mais animadinhas, mas foi ótimo também!

Me sinto muito privilegiada, muito grata e quero muito poder estar aqui  nos próximos anos comemorando mais aniversários dessa terra. Happy Birthday Canada!


Além disso, também faz 6 meses que nós chegamos aqui e eu separei minhas 6 coisas favoritas até agora!

  1. Segurança

    O maior clichê de todos é muito real!
    Esse, com certeza, foi um dos principais motivos que nos fez querer morar aqui e correspondeu muito ao que eu esperava. A cidade é realmente muito segura, principalmente, se eu comparar com a minha realidade da Zona Leste de São Paulo. Nós inclusive adiantamos os planos depois da bateria do meu carro ter sido roubada 2x em 2 meses e o step do carro do Vinícius 1x nesse mesmo período. Fora isso eu já tinha sido assaltada outras 2x a mão armada. Depois disso tudo eu já estava bem paranóica e nós demos uma acelerada no processo.
    Aqui é perfeito? Não, mas está muito mais perto de ser. Eu saio completamente despreocupada não importa a hora e nunca senti nenhuma pontinha de medo.

     

  2. Muito mais fácil ser mulher

    Sabe aquele assovio que a gente escuta quando passa na obra? Se já ouvi não me lembro mais! Vocês não fazem ideia da paz que é: sair na rua e não se sentir um pedaço de carne; andar na rua sozinha a noite, ver uma pessoa vindo lá longe e não ter que rezar pra não ser um homem; não ouvir que lugar de mulher é no fogão; não ouvir aquelas frases nojentas de homens desconhecidos na rua; não ser encoxada no metrô; e mais um monte de coisa que vocês sabem né?  Meu Deus, que alívio!

  3. Cidade grande com cara de interior

    Apesar de ter nascido e crescido em São Paulo eu nunca fui apaixonada pela cidade, sabe? Muita gente, muito trânsito, tudo muito longe, não é muito o meu perfil. Eu gosto de cidade grande, mas não tão grande assim. Aqui é exatamente o meu ideal de cidade grande! Tem tudo que uma grande metrópole tem, mas ao mesmo tempo tem a calmaria de uma cidade pequena. As ruas residenciais são realmente muito residenciais, calmas, sem muito movimento, silenciosas. E se você quiser agito, é só chegar no centro. Só pra vocês terem ideia da diferença, a cidade de São Paulo tem cerca de 12 milhões de habitante em 1.521 km², enquanto Toronto tem cerca de 3 milhões de habitantes em 630, 2km². Quer dizer, aqui tem muito mais espaço por pessoa!
  4. “A city within a park”

    Que quer dizer “uma cidade dentro de um parque”! É assim que Toronto é conhecida. Pra quem ama natureza e veio de São Paulo, é quase como viver dentro do Jardim Botânico. Tem muito verde mesmo por aqui, em todas as regiões da cidade, inclusive no centro. As ruas são bem arborizadas, a cada tropeção você cai em uma praça enorme e tem muito parque. Só aqui em volta de casa tem 3 parques grandes e mais 2 praças, tudo muito bem cuidado.
  5. O paraíso dos cachorros

    Dos cachorros e dos loucos por cachorros como eu! Uma outra coisa que me fazia sofrer muito em São Paulo, eram os bichinhos  nas ruas, não só cachorros. Eu já cheguei a fazer terapia só por causa disso, pra vocês verem o nível da loucura. Eu olhava pro bicho e automaticamente começava a chorar, culpada por não poder levar pra casa. Apesar de sempre andar com ração na bolsa, potinho pra dar água e parar pra falar com todos eles, não era suficiente pra mim. Aqui não tem animais nas ruas e as pessoas se importam muito mais com os bichinhos. Então sempre que acontece um caso de abandono ou animal perdido, existe uma mobilização enorme na hora pra resolver a situação o mais rápido possível, o que também facilita a vida das ONG’s também. Além dessa parte, muuuita gente tem cachorro aqui e o João é sempre o assunto quando estou passeando com ele. Os dogs aqui também podem andar de transporte público, entrar em várias lojas e restaurantes, e a maioria dos parques tem área cercada pra eles correrem soltos. E ao contrário do que aprendemos nos cursos de inglês aqui cachorro é tratado como “he” e “she” e não como “it”.

  6. Meu bairro

    Sabe tudo que eu queria pra um bairro? O meu tem! É realmente o que eu sonhava pra morar. Tenho ponto de ônibus em frente do prédio com linha 24h, estação do metrô a 2 minutos a pé, 5km do centro, tem os parques que nos fazem ser muito mais ativos e consigo fazer tudo a pé (college, mercado, farmácia, banco, bares, cafés, sorveteria). Obrigada Deus! Pra quem ficou curioso eu moro na St. Clair West X Bathurst, mas isso tudo não é exclusividade daqui, tem muuuitos bairros com tudo isso também.

E por hoje é isso! Espero que tenham gostado! =)


Instagram: @leticiaxis
Facebook: Leticia Xis Blog

Imagem: https://www.reference.com/geography/maple-leaf-important-canada-11cdb429e152b3a8

Advertisements

2 thoughts on “150 anos de Canadá, 6 meses aqui e as minhas 6 coisas preferidas

  1. Luana says:

    Oi Letícia, como é bom saber dessas coisas… eu estou indo semana que vem para Toronto, vou fazer 3 meses de pathway e depois College… Qual o College que vc estuda? Vc estuda o que? Obrigada pelas informações. Bjos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s