Pride Toronto 2017

Hoje, 28 de junho, é o Dia do Orgulho LGBTI e eu vim contar pra vocês como foi a “Parada Gay” de Toronto que aconteceu no último final de semana. O evento se chama, oficialmente, Pride Toronto e acontece todo ano em junho, assim como a Parada Gay de São Paulo e tantas outras, já que é o “pride month”.

Eu fui alguns anos na Parada Gay de São Paulo e confesso, que as últimas experiências não foram das melhores. Absolutamente lotado, não dava nem pra se mexer, então eu acabei não indo mais. Dando spoiler de mim mesma, fiquei muito surpresa positivamente com a Pride Toronto! Então caso, assim como eu, você tenha um certo receio de ir no evento aqui, por ter tido experiências ruins no Brasil, eu vim te encorajar a ir no ano que vem. Pode esquecer aquele tumulto e o medo de assalto e vem com a gente!

O “Pride Month” começou oficialmente no dia 31 de maio, durante todo o mês de junho houveram eventos espalhados pela cidade e no último final de semana (23 à 25 de junho) foi o evento principal, que acabou com a parada em si. Eu fui no sábado e no domingo e só tenho elegios!

No sábado passeamos na feira de rua na Church Street, que é regularmente a região “gay” da cidade. A feira reunia expositores dos mais diversos segmentos: comida, artesanato, associações, clubes, etc; grandes patrocinadores como bancos, oferecendo brindes, shows e interagindo com seus clientes; atrações artísticas e espaços montados especialmente para o evento com programação especial. Fora os expositores, os bares e outros estabelecimentos estavam abertos, muitos com DJ’s, então a rua estava muito animada! Mas nadinha de tumulto, multidão e gritaria, tudo muito organizado, com espaço pra todo mundo circular tranquilamente. A maior diversidade de pessoas que eu já vi na vida, todas elas manisfestando seu orgulho de serem exatamente como são, na forma física como querem estar, com a cor do cabelo que gostam, com a roupa que se sentem bem, com as pessoas que amam. Tinha também criança de colo, maiorzinha, velhinhos, adolescentes, famílias inteiras, e óbvio, muitos cachorros, senão não seria Toronto.

street fair

Imagem: BlogTO

No domingo, apesar da feira ainda estar lá funcionando, eu fui direto para o horário da parada, que começou às 14h, na Yonge St. E não tem absolutamente nada a ver com a Parada Gay de São Paulo. Aqui é realmente uma “parade”, que nada mais é do que um desfile. Os espectadores ficam na calçada, atrás das grades de segurança e o desfile acontece na rua. Mas quem desfila? Vamos comparar, só para fins ilustrativos, com um desfile de escola de samba, com várias alas. Aqui no caso cada “ala” vinha representando um grupo, organização, associação, empresa e assim por diante. A grande maioria com música, pra animar o desfile, algumas só com as pessoas no chão mesmo, outros com carretas, carros e pequenas alegorias.

Bom, começou nada mais nada menos, com Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, e sua família. (Não consigo nem imaginar qualquer presidente do Brasil desfilando no meio do povo em nenhum evento desse tamanho)

justin

Imagem: CTV

Depois da família, vieram grupos como:

  • AIDS Committee of Toronto
  • Air Canada
  • Animal Rights Toronto
  • Canadian Armed Forces
  • Centre for Israel and Jewish Affairs
  • CIBC (Banco)
  • City of Toronto (Prefeitura da Cidade)
  • Elementary Teachers’ Federation of Ontario
  • European Union Consulates
  • Facebook and Instagram Canada
  • Federation of Canadian Naturists
  • Google Canada
  • Jewish Family and Child
  • LGBT Doctors and Allies
  • LinkedIn Canada
  • OVC LGVMA (lesbian and gay veterinary medical association) Club
  • TD Canada Trust (Meu banco)
  • Toronto Transit Commission
  • University of Toronto Engineering

E mais um monte!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas eu queria mesmo que vocês lessem todos esses nomezinhos e entendessem comigo o que eles significam. Tentem por 1 minuto, comparar isso com a nossa realidade brasileira, que é um país super “liberal” e “tolerante”. Quando nós veríamos o presidente e sua família lá na Av. Paulista; a prefeitura da cidade desfilando com seus funcionários LGBTQ; um Itaú/Bradesco/Santander trocando o seu logo pela bandeira do arco-íris, desfilando com seus funcionários e patrocinando o evento; uma associação de professores primários representada; um grupo religioso; os funcionários do metrô e da SPTrans; as forças armadas?

Gente é surreal isso! O Canadá está anos luz a frente do Brasil nessa causa e eu fico tão triste de saber da realidade desse nosso país do samba e da bunda de fora (desculpem a palavra) como é conhecido por aqui, mas tão preconceituoso e atrasado ao mesmo tempo. Vocês não fazem ideia da minha felicidade de estar presente nesse evento, apoiado e representado por tantas grandes empresas, que não tem “medo” de perder clientes conservadores. De ver as pessoas orgulhosas de serem quem são, veterinários, atletas, professores, mães, e não terem medo de ser espancadas na rua.

A rua tomada de famílias, heterosexuais também, com crianças, com avós, com cachorros. Sem tumulto, sem empurra empurra, sem arrastão. Só com pessoas felizes e cheias de amor, celebrando a diversidade. Sério, sério mesmo, meu olho brilhava vendo isso!

WhatsApp Image 2017-06-28 at 10.56.33 PM

Cada dia mais eu tenho a certeza de ter escolhido o país certo pra viver!

Resumindo, eu fiquei encantada com o evento em si e convido todo mundo a estar presente em 2018. Com certeza, nos encontraremos por lá!

WhatsApp Image 2017-06-28 at 10.56.21 PM

Por enquanto, Amor & Paz pra vocês!

sz

Site oficial: Pride Toronto


Instagram: @leticiaxis
Facebook: Leticia Xis Blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s