IELTS – Como me preparei e material de estudo

No post anterior eu falei como foi a prova e hoje eu vou contar como eu estudei pra tirar o meu overall 6, que foi muito suado! Essa era a nota que eu precisava e em nenhuma competência eu podia ter nota abaixo de 5.5. Como eu também não teria tempo hábil (e nem dinheiro) pra refazer a prova, eu estudei MUITO.

Eu já tinha estudado no CNA há uns 7 anos, por 2 anos e meio. Depois desse período eu até usei o inglês no trabalho um pouco, mas ainda assim ele estava muito enferrujado. Minha compreensão (listening e reading) era boa, mas o speaking e o writing, estavam bem mais ou menos.

Como eu não sou (nem um pouco) autodidata e tampouco tenho disciplina para estudar sozinha, eu fui atrás de cursos. Era março e minha prova seria no comecinho de agosto, então eu tinha 4 meses para estudar. Eu encontrei o curso preparatório pro Ielts da Cultura Inglesa, achei que era uma boa opção e fui até a unidade mais perto da minha casa pra ver os detalhes. A coordenadora conversou comigo pra entender meu caso, eu fiz um teste de nivelamente e de acordo com o resultado ela me explicou as opções. No fim, decidimos que pra mim seria melhor fazer um semestre do curso regular e estudar a estrutura da prova em casa. E realmente foi perfeito!

Resumindo meus estudos foram baseados em 3 fontes:

1.Cultura Inglesa
Comecei atrasada, mas fiz 1 semestre de curso regular, no nível MAC 1, que é o primeiro nível avançado da escola. Me ajudou demais a desenferrujar! Relembrei gramática, ganhei vocabulário, treinei bastante o speaking durante as aulas, tirei dúvidas, enfim, foi incrível. Aliás recomendo muito, achei a estrutura da escola ótima, metodologia, professores, tudo. O investimento é um pouco alto, mas vale muito a pena.

2.Cambridge IELTS 9
Basicamente, esse material inclui 4 provas completas e mais umas coisinhas extras pra praticar. Eu usei a edição de número 9, mas já está na número 11. Me ajudou muito a ver minha evolução durante o tempo de estudos. Eu fiz uma prova por mês, cronometrando os tempos pra simular a prova real e foi ótimo. No começo eu me assustei, mas com a prática tudo vai clareando.

3.Curso on-line e gratuito edX
Esse curso foi maravilhoso! É bem completo, são 12 semanas de duração e os professores explicam por vídeo o passo a passo de cada parte da prova. Todos os detalhes, o que prestar atenção, dicas, técnicas, exemplos, assuntos mais prováveis de cair, tudo tudo mesmo. A melhor parte é que você não paga nada por isso, só tem que ficar atento às datas de início.

E foi isso! Parece pouco, mas eu me dediquei muito nessas 3 fontes e deu certo. Apesar de não ter alcançado minha meta pessoal que era 7 de overall, eu consegui o que eu precisava pra aplicar pra faculdade, que era o mais importante e fiquei MUITO FELIZ!

Espero ter ajudado! Eu sei que essa fase de estudos é chatinha, mas logo passa.

😉


Facebook: Letícia Xis Blog
Instagram: @leticiaxis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s