Meu primeiro trabalho em Toronto na National Home Show

Eu ainda não estou procurando emprego oficialmente por aqui, por questões de “não estou dando conta do College”. Mas tive a oportunidade de trabalhar voluntariamente na National Home Show e foi bem legal, primeiro por perder de vez o medo de falar  e segundo por ver como são as feiras aqui.

Tudo começou há 2 semanas no próprio College, uma professora apresentou a proposta e passou uma lista pra quem quisesse participar. Eu me inscrevi sem saber muito bem o que era, mas porque aqui eles valorizam muito atividade voluntária no currículo e seria uma oportunidade de conhecer pessoas, fazer contatos, melhorar o inglês, enfim. Aí essa semana uma moça entrou em contato comigo por e-mail confirmando minha disponibilidade e ontem eu fui.

WhatsApp Image 2017-03-12 at 9.37.29 PM

Detalhe pro meu nome

A feira é a maior exposição norte-americana de produtos para casa e jardim. Pra quem não sabe, eu era coordenadora de eventos corporativos, já fiz muita feira no Brasil, ainda sou apaixonada pela área e por isso também meu interesse em voluntariar lá.

Eu ainda sou muito insegura pra falar, mas como eu quero muito me livrar desse medo, toda oportunidade que eu tenho de me desafiar eu vou. Só não sabia que o desafio seria tão grande! Eu achei, não sei porque, que eu não teria tanto contato assim com as pessoas, ficaria lá fazendo alguma coisa mais operacional, sabe? Tipo arrumar crachá, sei lá. Mas pra minha surpresa (e desespero) eu teria que abordar as pessoas pra convidá-las a participar das desmonstrações de DIY (faça você mesmo). Então eu ficava no estande onde aconteciam as atividades e tinha que falar com todo mundo que passava lá na frente. Acho que eu fiquei uma meia hora suando de nervoso, mas depois passou. No final já estava falando mais tranquila. Provavelmente, falei errado muitas vezes, mas em geral as pessoas me entenderam. Mas e na hora que elas queriam conversar? A grande maioria da vezes eu consegui desenrolar e algumas outras eu só sorri e acenei, porque não entendi nada. No final eu estava falando bem mais parecido com o jeito que eu falo comigo mesmo dentro da minha cabeça todos os dias. (Tenho certeza que vocês também desenvolvem vários assuntos em inglês na cabeça.)

Sobre essa função especificamente, eu nunca fui boa nem em português. Eu detesto ter que abordar pessoas, mesmo que não seja pra vender (que eu detesto mais ainda). Mas a grande diferença, é que aqui 99% das pessoas respondem e com simpatia às abordagens. E não porque era na feira, na rua todo mundo sempre responde quem está entregando algum panfleto, bem diferente do Brasil que a maioria das pessoas ignora. Isso eu acho mara!

Falando sobre a feira, eu fiquei 8h por lá, mas não passeei muito porque estava morta no final do dia. A estrutura e organização são bem parecidas com as do Brasil. O centro de exposições é ótimo, mas não se compara ao tamanho do Anhembi, por exemplo. Os pordutos são bem diferentes, uns muito bonitos, outros tantos bem bregas pro gosto brasileiro. Fora isso, tinha uma parte meio feira de artesanato, vendendo sapato, bolsa, cortador de legumes, que eu achei meio fora de contexto. E o mais legal de tudo, pra mim, é observar as pessoas. Sabe aqueles personagens de filme americano? Aquele cara com topete enorme, terno verde limão, camisa azul bic e sapato de bico fino? Ele estava lá, chefe de alguma empresa. Aquela velha história, que eu já contei aqui que ninguém se importa com a sua roupa, vale em qualquer lugar.

WhatsApp Image 2017-03-12 at 9.37.29 PM (3)

Agenda das atividades

WhatsApp Image 2017-03-12 at 9.37.29 PM (2)

Estrutura das paredes

WhatsApp Image 2017-03-12 at 9.37.29 PM (1)

Escultura em drywall

Resumindo, a experiência foi bem legal, eu saí de lá super falante, me sentido nativa. Portanto o objetivo principal foi concluído!

Este slideshow necessita de JavaScript.

(imagens do instastories @leticiaxis)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s