Financiamento para o College no Canadá

Falei neste post que pagamos o primeiro ano de College através do financiamento feito no Brasil. Como surgiram muitas dúvidas vim explicar como foi a nossa experiência.

Ficamos sabendo dessa possibilidade quando visitamos algumas agências de intercâmbio, no começo da nossa pesquisa há 3 anos, em São Paulo. Muitas tem acordo com os bancos e já oferecem essa opção de pagamento. No nosso caso, nós acabamos fazendo o restante do processo (aplicação pro college, compra de passagem, hospedagem) sozinhos e a agência nos auxiliou no pagamento.

Fui perguntar pro Vinicius, porque ele que cuidou dessa parte, e na verdade é um financiamento normal. No Brasil existe o financiamento estudantil, mas não é desse que estamos falando. (Eu me referi como financiamento estudantil para algumas pessoas que vieram falar comigo. Me desculpem pela falha.)

Como foi o processo

Assim que recebemos a carta de aceitação do GBC e a invoice para pagamento, fomos pensar nas possibilidades. Eles dão em torno de 1 mês para receber o pagamento e só depois disso a matrícula é confirmada. O pagamento mínimo é de 1 semestre, mas optamos por pagar o primeiro ano inteiro, financiado em 24 meses.

Nós, então, fizemos uma simulação do financiamento com a agência de intercâmbio, que trabalhava com a Santander, mas como o Vinicius já era cliente do banco há muitos anos, ele foi conversar com o gerente também. Direto no banco ele simulou com o gerente um crédito pessoal. Mas a taxa juros do financiamento através da agência era mais baixa, por isso optamos pela agência.

O processo foi relativamente simples:
1. Sinalizamos a agência de intercâmbio que faríamos o financiamento
2. Enviamos os documentos solicitados e a invoice de pagamento
3. Agência de intercâmbio enviou os documentos para análise e aprovação de crédito do banco
4. Banco aprovou, retornou o contrato para a agência de intercâmbio solicitando nossa assinatura
5. Assinamos, a agência de intercâmbio devolveu o contrato assinado para o banco e a remessa foi liberada

Todo o processo levou em torno de uma semana, por isso é bom se programar e pensar no plano B. Como todo financiamento ele passa por análise de crédito, de acordo com a sua renda, histórico no banco, etc. Não sei exatamente quais os critérios utilizados.

Mas se tem juros (em torno de 3%) por que optar pelo financiamento?
Por alguns motivos.Vai depender muito da sua análise pra decidir se no seu caso vale a pena ou não. Nós não quisemos comprometer todo o dinheiro no pagamento do College, porque precisaríamos para cobrir os gastos iniciais aqui (que não são baixos) e queríamos deixar uma reserva em caso de emergência. Além disso, você pode não ter o dinheiro todo, ou estar aguardando a venda de um imóvel, por exemplo.

Se você se interessou pelo financiamento eu sugiro conversar com a sua agência de intercâmbio ou diretamente com o seu banco. Também é possível fazer simulações de crédito nos sites dos bancos. Um ano de College público em Toronto gira em torno de CAD 15 mil. Para simular faça a conversão com o câmbio do dia.

Nossa agência de intercâmbio foi a Up Study  em São Paulo.

**Dica: acompanhe a cotação do câmbio para escolher a melhor data para fechar o financiamento. Num dia de dólar mais baixo, você pagará menos no total do financiamento. Só não se esqueça do prazo de pagamento da invoice.

Espero ter esclarecido, mas se ainda ficar em dúvida, me escreva!

 

Anúncios

8 comentários sobre “Financiamento para o College no Canadá

  1. Emerson Folador disse:

    Oi Leticia,
    Nesse financiamento, vcs vão amortizar a divida por x meses, né? como farão esse pagamento a instituição financeira?
    (essa opção seria muito boa pra mim, que mesmo tendo o $ para os 2 anos do programa, nos aliviaria até minha esposa conseguir um full time job. 🙂

    Obrigado,

    Emerson

    Curtir

  2. Ieda Santos disse:

    Oi Letícia, tudo bem?

    Seus textos são ótimos. É uma ajuda e tanto pra quem esta nesse processo e cheio de dúvidas =D

    Me diz uma coisa, quando você fala em cobrir os gastos iniciais ao que se refere?

    Obrigada!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    • leticiaxisblog disse:

      Oi Ieda! Obrigada!
      Eu vou fazer um post detalhando esses gastos, mas basicamente a primeira hospedagem (hotel, Airbnb), 2 meses de aluguel, montar a casa de novo (utensílios de cozinha, panela, cama), mercado, essas coisas. Pra sobreviver até você arrumar um emprego aqui.
      Beijos!

      Curtir

  3. Eric bruno disse:

    Oi Leticia!
    Você acha que existe a possibilidade de fazer um emprestimo como esse e pagar depois do termino do curso? Com o trabalho depois da graduação.

    Curtir

    • leticiaxisblog disse:

      Eric, eu acho um pouco arriscado, porque vai acabar acumulando muito juros, a dívida vai ficar altíssima e provavelmente o salário inicial aqui não vai ser tão alto. O ideal é planejar direitinho essa parte pra não ter surpresa depois. Boa sorte!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s