A Escolha do College e Processo de Matrícula

Bom, no Brasil eu sou formada em Lazer e Turismo pela USP e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela FATEC. Trabalhava com coordenação e produção de eventos corportivos, mas não queria mais continuar na área. Quando o plano “college em Toronto” já estava decidido eu comecei a pesquisar quais os cursos possíveis. Os pré-requisitos eram curso full-time de 2 anos e tinha que ser em college público. Porque somente os cursos de college público são elegíveis para work permit e o curso de 2 anos é elegível para PGWP (Post Graduate Work Permit) de 3 anos após a conclusão do curso. Quer dizer, totalizaríamos 5 anos de visto cada um.

Comecei a pesquisar na área de business, mas nada me atraiu. Cheguei até a ver a área de eventos e hospitalidade, mas não queria investir mais nisso. Aí por influência do marido fui pesquisar a área de TI e depois de muito refletir eu decidi que era isso que eu queria.

Eu relutei muito, porque eu não sou nerd, não sou super tecnológica, não jogo video game, não assisto Star Trek e nem Star Wars. Enfim, definitivamente eu sempre fui de humanas. Mas resolvi dar uma chance, me interessei por algumas áreas de especialização, como user experience, e se eu não gostar de jeito nenhum, eu faço outra coisa de novo. Medo de mudar é uma coisa que eu não tenho e nem acho que eu tenho que ter certeza do que eu quero da vida aos 26 anos.

Voltando a parte prática, são 4 colleges públicos em Toronto: Seneca, Centennial, Humber e George Brown. Comparando as opções de curso e as grades eu fiquei entre Software Engineering no Centennial e Computer System Technician no George Brown. Não gostei das grades dos outros dois. (Gosto pessoal mesmo, vale super a pesquisa.)

Resolvi aplicar pros dois e você tem 3 opções para comprovar o seu nível de inglês: pathway, assesment test ou certificados internacionais de proeficiência.

  • O Pathway é um curso de inglês oficial preparatório que elimina a necessidade de provas. Você faz um teste de nivelamento que vai dizer quanto tempo de curso você precisa (2 meses, 4 meses, 6 meses…). Nesse período você nem o cônjuge tem direito a work permit
  • O Assesment test é aplicado pelo próprio college e cada um tem sua política. Neste caso você já tem que estar na cidade
  • Os certificados internacionais (IELTS, TOEFL…) você faz do Brasil mesmo e envia o resultado para o college no momento da aplicação. Cada college tem sua lista dos certificados que aceita e a nota mínima para cada um deles

Escolhi o IELTS, porque não tínhamos tempo hábil para as outras opções e também era a opção mais barata.

Diferente do Brasil a gente não faz vestibular para entrar nos colleges aqui. Só encaminha a lista de documentos exigida e aguarda aprovação. IELTS feito, nota alcançada, hora de aplicar!

Só esquecemos que os outros documentos tinham que ser enviados com tradução juramentada. Atrasou um pouquinho a aplicação. rs

Com os documentos em mãoes, fiz a aplicação sozinha, pelo site mesmo, seguindo as instruções. Super tranquilo.

O George Brown cobra CAD 65 e o Centennial é de graça. Minha preferência era o George Brown, pela localização, mas quem chamasse primeiro ou quem me aceitasse eu ia.

O nosso prazo estava apertado e já tinha ouvido vários relatos de pessoas que disseram que demorou muito (mesmo) a resposta. Então fui procurar contatos de brasileiros que trabalhassem nos colleges para quem sabe prestarem atenção no meu processo.

Achei em grupo do facebook o contato da Simone Galvão do GBC e já mandei e-mail pra ela. Ela foi super atenciosa, me respondeu super rápido todas as vezes. (sgalvao@georgebrown.ca)

Do Centennial eu não achei ninguém e segui só com a aplicação on-line mesmo.

Menos de 1 mês depois eu recebi a carta de oferta do GBC. Que alegria!

Aí começou a correria do visto (que eu conto em outro post) e o processo de pagamento.

No caso do GBC você consegue pagar pelo próprio site via transferência internacional ou cartão de crédito. Nós optamos por fazer um financiamento estudantil para não comprometer todo o dinheiro. Para isso utilizamos uma agência de intercâmbio, pois a taxa de juros do Santander via agência era mais barata do que o que eles ofereceram para nós pessoalmente.

Neste caso é um financiamento normal, a gente enviou os documentos para a agência, que enviou para aprovação do banco. O banco aprovou, retornou o contrato para agência e só depois da nossa assinatura é que eles fizeram a transferência para o college. Esse trâmite demora em média 1 semana.

Depois que o college recebe o pagamento, eles enviam uma nova carta e confirmam a matrícula.

(Nesse momento eu recebi notícias do Centennial e era falando de um outro curso nada a ver com o que eu tinha aplicado.)

Depois disso era esperar o visto, comprar a passagem e #partiu!

Olha o nosso cronograma dessas etapas:
04.08 – Fiz o IELTS
17.08 – Saiu o resultado do IELTS
18.08 – Busquei o resultado pessoalmente
19.08 – Encaminhei os documentos para tradução juramentada
24.08 – Busquei as traduções e apliquei para os colleges
14.09 – Recebi a carta de oferta do GBC
09.10 – Demos entrada no financiamento (esperamos um pouco pra ver se dólar baixava)
11.10 – Financiamento aprovado e assinatura do contrato
19.10 – Remessa internacional realizada pelo banco
08.11 – Confirmação do pagamento e da matrícula

Qualquer dúvida podem me perguntar!

::Post de amanhã: COMO FOI A PRIMEIRA SEMANA DE AULA

 

Anúncios

21 comentários sobre “A Escolha do College e Processo de Matrícula

  1. Giovanna disse:

    Oi Leticia, obrigada por compartilhar sua história. Eu e meu marido estamos planejando ir para Toronto ano que vem, eu estudando e ele trabalhando. Estou pesquisando bastante e uma coisa que me deixa bem aflita é a questão de mudar de área aos olhos da imigração. Eu sou advogada aqui no Brasil e estou decidida em mudar de área. Poderia contar um pouquinho como foi a aplicação do visto no seu caso, deu algum trabalho, fez carta de intenção? Vocês aplicaram sozinho ou com empresa?
    E quanto ao financiamento? Vale a pena? Fica muito mais caro o valor da Tuition?
    Super obrigada desde já

    Curtido por 1 pessoa

    • leticiaxisblog disse:

      Oi Giovana! Eu vou fazer esses dois posts detalhando tudo de visto e financiamento por esses dias. Mas pelo que eu vejo não tem problema em nenhum em mudar de área. Todos os brasileiros que eu conheci aqui mudaram completamente também! Sobre o financiamento a gente avaliou o custo de oportunidade e pra nós valeu a pena, mas sim tem juros e você acaba pagando um pouco mais no final. Qualquer outra dúvida pode me falar que eu tento ajdar!Beijos, obrigada e boa sorte no processo de vocês

      Curtir

  2. Jaison Pereira disse:

    Oi Leticia,

    Tudo bem?
    Voce poderia me passar informacoes por email dos valores aproximados da tuition gbc… e tambem desse financiamento estudantil??

    Fico no aguardo e desde já agradeço a atenção! Jaison Pereira

    Curtido por 1 pessoa

  3. Gabriela Guedes disse:

    Olá
    Boa noite, esse assunto me interessa muito e eu gostaria de saber quanto custa por ano um college, meu curso é engenharia de produção
    Obrigada

    Curtir

  4. Fábio Di Grigoli disse:

    Olá Leticia, meu nome é Fábio, estou no Canadá agora, vou embora para o Brasil amanhã, fiquei um mês pesquisando colleges aqui pra estudar quando me formar em julho de 2018, já tinha vindo pra cá um ano atrás e também fiquei um mês estudando inglês.
    Você que está indo fazer college, eu tenho uma dúvida, o seu college te pediu o GPA? E você se formou e já foi direto continuar estudando no Canadá ou deu um tempo e foi depois? Estou perguntando isso pois tenho interesse em fazer uma pós em Toronto na minha área de engenharia, porém meu curso termina em junho, você acha que há tempo hábil pra aplicar? Porque para aplicar você precisa já estar formado certo? E se você ainda não se formou e for aplicar não teria como enviar a média das suas notas do GPA nos últimos dois anos de estudo correto? No caso estou tentando fazer o seguinte: me formar em Junho/2018 e ir para o college em Agosto-Setembro/2018
    Obrigado!

    Curtir

    • leticiaxisblog disse:

      Oi Fábio! Meu College não me pediu GPA, mas independente disso eu acredito que não dê tempo. Só pro College analisar sua aplicação e responder leva em torno de 2 meses, o processo de visto mais 2. O meu único requisito pra aplicar era o IELTS, o resultado saiu em agosto e meu visto só em dezembro. Se você precisa terminar um curso em junho, acho que só consegue iniciar aqui janeiro mesmo.

      Curtir

  5. Bruna disse:

    Oi leticia tudo bom?
    Gostaria de tirar uma duvida…
    O que seria o financiamento estudantil?
    E a outra duvida e a seguinte.. voce precisa pagar.. ou ter o valor para comprovar o pagamento do college equivalente ao curso todo ou apenas do primeiro ano?

    Grataaaa

    Curtir

    • leticiaxisblog disse:

      Oi Bruna! Amanhã vai entrar o post detalhando sobre o financiamento, volta aqui pra ver certinho, tá? Pro visto a única coisa referente ao College que você precisa apresentar é sua carta de oferta. Eles não pedem nada de pagamento. O que você apresenta de comprovação financeira é para se manter aqui no primeiro ano. Então o pagamento do College pode ser feito antes do pedido do visto sem problemas! 😉

      Curtido por 1 pessoa

  6. Heris disse:

    Oi leticiaa obrigada pela resposta!! vou acompanhar seu wordpress ;))
    Muito legal e bem detalhado.. parabens!!!

    p.s. O pagamento do college tem que ser efetuado o valor integral do curso? ou apenas do primeiro ano.. ou melhor do primeiro term?? Obrigada leticiaaa

    Curtir

  7. Guilherme disse:

    Olá Leticia, eu tenho uma dúvida com relação ao curso dos colleges, eu pretendo fazer egineering of software, porém quando vou pesquisar no Centennial, aparece Engineering software Technician e Engineering software Technology, eles tem diferença pelo qual eu escolhi? ou esses nomes Techinician e Technology não interferem?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s