Multiculturalidade

Se você como eu é de SP capital e acha a cidade multicultural, você está certo. Mas Toronto atualizou e elevou muitíssimo minha ideia de multiculturalidade.

Maior cidade do Canadá e quarta maior da América do Norte, foi aqui que eu realmente entendi o que isso significa. Em São Paulo, eu sei que tem gente do mundo todo, mas as pessoas com quem eu tinha contato realmente eram brasileiros. No banco, supermercado, farmácia, padaria, táxi, qualquer coisa. Eu só via brasileiro. A não ser em regiões específicas da cidade, como a Liberdade, eu só ouvia pessoas falando português na imensa maioria das vezes.

Aqui, pelo contrário, eu só conheci 1 Canadense, que é a moça que trabalha na admistradora do apartamento. TODAS as outras pessoas não eram canadenses. Vejam com quem eu esbarrei por aqui e a origem de cada um:

  • Taxista = Croácia
  • Gerente do Banco = Afeganistão
  • Corretor de Imóveis = Peru
  • Administradora de um outro prédio = Romênia
  • Atendente do Banco = Sri Lanka
  • Caixa da loja = Brasileira 😉

Essas são as pessoas que nos falaram de onde eram, fora todas as outras com sotaques diferentes. E fora todos os bairros colônias Chinatown, Koreatown, Greektown, Roncesvalles Village (Little Poland), Little Italy, Little Portugal, Little India.

É demais! Eu adoro ver, ouvir e me sentir cada hora em um país diferente.

Fora que eu não me sinto a única estrangeira, que meu sotaque não faz diferença e que isso mostra que o país acolhe muito bem os imigrantes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s